• Redação da Rádio Nova Era

Nove prefeituras do PR ainda não adotaram plano de vacinação contra a covid-19


Um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Paraná apurou que pelo menos 352 municípios paranaenses já implantaram plano de ação local para organizar, de forma detalhada, o processo de vacinação da população contra a covid-19. No entanto, nove prefeituras ainda não concluíram a adoção da medida e outras 38 têm até o dia 15 de fevereiro para informar o plano ao TCE-PR. A informação foi obtida por meio do envio de um questionário às administrações municipais. O objetivo é verificar se os prefeitos estão seguindo os planejamentos federal e estadual para aplicação das vacinas.


Essa é a primeira fase de um processo de fiscalização que está sendo realizado em parceria com o Tribunal de Contas da União para acompanhar todo o mecanismo de vacinação contra a doença no Paraná, principalmente no que diz respeito ao cumprimento da ordem de prioridade de imunização estabelecida no Plano Nacional, elaborado pelo Ministério da Saúde.


De todas as 361 prefeituras que já preencheram os formulários, 252 divulgaram à população os critérios de priorização dos grupos para imunização e pelo menos 130 realizaram campanha de orientação sobre a importância da vacinação.


Segundo o órgão, os dados preocupam, já que demonstram que mais de 30% das prefeituras não divulgaram a priorização dos grupos, e 65% deixaram de implementar qualquer tipo de campanha de orientação. Muitos municípios também informaram que implantaram o plano somente após receberem o questionário do TCE-PR.


A próxima etapa do trabalho de monitoramento do TCE são as ações de orientação e fiscalização do processo de imunização, para garantir a meta de vacinação definida para os grupos prioritários.


Por AERP/ Repórter Juliana Sartori

2 visualizações0 comentário