Jandaia do Sul terá rodízio no abastecimento de água a partir de 25 de agosto


O prolongamento da estiagem severa, que baixou a vazão dos rios e poços, e a previsão de poucas chuvas para as próximas semanas levam a Sanepar a programar rodízio no abastecimento de água em Jandaia do Sul a partir de quarta-feira, dia 25 de agosto.


O modelo do rodízio será de 24 horas de fornecimento de água e de até 24 horas de suspensão do abastecimento, ou seja, um dia com água, um dia sem água. A cidade foi distribuída em dois grupos: setor A, que abrange as regiões Oeste e Noroeste; e, setor B, regiões Norte e Leste. As manobras serão fechadas às 8 horas da manhã, com normalização até as 8 horas da manhã do dia seguinte.


A adoção do rodízio permite que a água seja distribuída de forma regular para toda a cidade e não prejudicar, assim, as regiões mais altas e distantes dos pontos de distribuição.


BAIXA VAZÃO


Em Jandaia do Sul, a estiagem dos últimos meses baixou a vazão do Rio Marumbizinho, principal manancial de abastecimento da cidade, e também do poço e da mina que contribuem ao sistema. No início de agosto, a Sanepar colocou em operação um outro poço emergencial com vazão de 20 mil litros por hora para incrementar a produção. No entanto, a falta de chuvas reduziu em mais de 30% a produção do sistema.


PROGRAMAÇÃO DO RODÍZIO – A CADA 24 HORAS – TODOS OS DIAS DA SEMANA


25/agosto – Início rodízio às 8h, com normalização às 8h do dia seguinte


Setor A (oeste e noroeste): Nova Jandaia, Jardim Esmeralda, Jardim Santa Rita, Jardim Castanho, Jardim Felicidade, Jardim Morumbi, Jardim Pérola, Jardim Miguel Capocci, Jardim Canadá, Mutirão II e III, Conjunto Arnaldo Buzatto, Jardim Jose Roberto Biral, Estrada Velha Marumbi, Condomínio Jefferson Martins e Residencial 14 de Dezembro


26/agosto – Início rodízio às 8h, com normalização às 8h do dia seguinte


Setor B (norte e leste): Residencial Oasis, Jardim Esteves, Residencial Pedro Martins, Vila Paião, Vila Batista, Jardim América, Jardim Lino Marcheti, Jardim das Flores I e II, Jardim das Palmeiras,m Residencial Pedro Gonçalves, BR-376 (antigo Café Jandaia), Parque Industrial BR376, Parque Industrial REBNIC, Rua Roberto Rezende Chaves, Residencial Massa, Residencial Brasil, Jardim Villar I e II, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Santa Helena II, Jardim Santa Helena II, Rua Malvina e Rua Inconfidentes, Jardim das Araucárias e Parque Industrial Metafa.


DICAS DE ECONOMIA DE ÁGUA


Práticas simples de serem adotadas ajudam a reduzir o consumo de água


DIMINUIR O TEMPO DE BANHO


Considerando uma vazão média de 6 litros de água por minuto, um banho de 10 minutos consome 60 litros de água. Diminua esse tempo para cinco minutos e economize 30 litros. Em uma casa com quatro pessoas, serão economizados 120 litros por dia. No final do mês, a economia será de 3.600 litros de água somente reduzindo pela metade o tempo do banho.


ESCOVAR OS DENTES E FAZER A BARBA


Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes. Em apenas dois minutos de torneira aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água. Se você abrir o mínimo torneira, consumindo, por exemplo, 3,5 litros, serão preservados 10 litros de água. Ao escovar os dentes três vezes ao dia, serão 30 litros economizados. Em um mês, uma única pessoa, terá economizado 900 litros de água somente controlando a torneira na escovação.


Não faça a barba durante o banho. Lembre que 10 minutos de chuveiro ligado consomem no mínimo 60 litros de água.


VASO SANITÁRIO


As caixas de descarga acopladas ao vaso sanitário têm vazão de 6 litros por vez. Coloque dentro das caixas uma garrafa de refrigerante embalagem PET de 1 litro com terra ou pedra ou água da máquina de lavar. Isso economizará um litro por descarga sem comprometer a eficiência. Considerando que uma pessoa utiliza o vaso sanitário em média quatro vezes ao dia, em uma casa com quatro pessoas serão economizados 16 litros de água. Em um mês: 480 litros de economia.


LAVAR LOUÇA


O ideal é acumular a louça. Por exemplo, empilhe e separe a louça do café e lave-a junto com a louça do almoço. Em média, uma torneira de pia de cozinha, funcionando 15 minutos consome 120 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada. Se a economia for de 60 litros, em 30 dias serão 1,8 mil litros.


REDUTOR DE ÁGUA


Uma peça de fácil instalação e que pode diminuir pela metade a quantidade de água que sai das torneiras. Conhecida nas lojas de material de construção como “redutor de vazão”, pode ser encontrada em diferentes modelos e kits.


Os redutores são pequenos anéis que controlam a quantidade de água na saída das torneiras de banheiros, cozinhas e tanques. A instalação é simples e não requer contratação de encanador.


Considerando o consumo médio da torneira de pia de lavar louça, com 120 litros em 15 minutos, o uso do redutor pode trazer uma economia de, no mínimo, 50%. Ou seja, 1,8 mil litros em um mês.


LAVAR CARRO E CALÇADAS, NEM PENSAR!


Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas ou reutilize a água que sai da máquina de lavar roupa. Para se ter uma ideia, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.


Use um balde e um pano para limpar o carro. Lembre-se novamente: uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.


VAZAMENTOS


Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa pode desperdiçar 3.200 litros de água por mês.


A Sanepar conta com a colaboração de todos! Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, avise imediatamente a Sanepar.


O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.


Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile.

0 visualização0 comentário