Incêndio na Boate Kiss que matou 242 pessoas completa 8 anos sem data para julgamento


O incêndio na Boate Kiss, que matou 242 pessoas e deixou centenas de feridos, completa oito anos nesta quarta-feira (27) ainda sem data para o julgamento, que já poderia ter ocorrido. A pandemia do coronavírus e entraves jurídicos frustraram a expectativa de centenas de famílias que perderam parentes e amigos no incêndio em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.


Desde 2013, a funcionária pública Cristiane Clavé espera pelo júri dos responsáveis pela tragédia. Mas, até agora, não há perspectiva de quando ele será realizado.


Sobrevivente, ela está afastada do trabalho durante a pandemia por sequelas deixadas pelo incêndio. Foram duas queimaduras no pulmão por inalar a fumaça que saía do palco onde se apresentava a banda Gurizada Fandangueira. A dificuldade para respirar fez com que ela, apesar de ter só 34 anos, fosse incluída no grupo de risco.


O julgamento estava marcado para 13 de março de 2020, no auditório da Universidade Federal de Santa Maria. Porém, três dos quatro réus não aceitaram ser julgados na cidade em que ocorreu a tragédia, alegando que o ambiente poderia afetar a imparcialidade na decisão dos juízes. São eles os sócios da boate, Mauro Hoffmann e Elisandro Spohr, e um dos integrantes da banda que se apresentava no local, Marcelo de Jesus.


A Justiça aceitou os pedidos e apenas o assistente de palco Luciano Bonilha Leão seria julgado na cidade onde ocorreu a tragédia.


A data chegou a ser adiada para 16 de março. Porém, faltando cinco dias para o julgamento, uma nova reviravolta suspendeu a audiência.


A Justiça aceitou o pedido do Ministério Público, junto à Associação dos Familiares de Vítimas da Tragédia de Santa Maria, para que o processo fosse realizado de uma só vez.


Para Flávio Silva, presidente da entidade, o objetivo é diminuir o sofrimento dos familiares e amigos de quem perdeu a vida no incêndio.


Com isso, apenas em setembro do ano passado foi definido que todos os réus serão julgados ao mesmo tempo, em Porto Alegre. O dia tão esperado ainda é desconhecido, mas pode ocorrer ainda em 2021.


BandNews

5 visualizações0 comentário

Av. Paraná, 540 - Centro

Borrazópolis - Paraná

Celular / WhatsApp:

(43) 9 9981-6178

Fixo (PABX):

(43) 3452-1233

Comercial:

(43) 9 9639-3516

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Google Play - Black Circle

RÁDIO NOVA ERA FM 97.5MHz | Uma emissora do Sistema Nova Era de Comunicação