• Redação da Rádio Nova Era

IBGE abre vagas para o Censo 2021


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu a largada para o Censo 2021 com a publicação do processo de seleção dos mais de 204 mil profissionais temporários que vão trabalhar na pesquisa. A contratação seria feita no ano passado, mas foi adiada por causa da pandemia de novo coronavírus.


São oferecidas mais de 181 mil vagas para recenseador e cerca de 17 mil para agente censitário superior. Também serão selecionados 5.450 agentes censitários municipais. Há oportunidades para trabalhar em todos os municípios do país.


Como o censo é essencial para levantar informações sobre a população do país, mesmo antes da vacinação em massa, o IBGE decidiu retomar o planejamento. Agora, a previsão é de que a seleção e treinamento sejam feitos nos próximos meses, e as entrevistas comecem no dia 1º de agosto.


Os recenseadores são os profissionais que visitarão todos os domicílios brasileiros, entrevistando seus moradores ao longo de três meses. A remuneração será feita por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas ouvidas. Para esta função, é exigido ensino fundamental completo.


Já os agentes censitários e municipais ficarão responsáveis por supervisionar as equipes e o trabalho em cada cidade. A contratação inicial será por cinco meses, com remuneração fixa de R$ 1,7 mil ou R$ 2,1 mil por mês.


As inscrições para agentes censitários superior e municipal começam nesta sexta-feira (19), e vão até 15 de março. Já o prazo para recenseador irá de 23 de fevereiro até 19 de março.


O processo está sendo realizado pelo Cebraspe, da Universidade de Brasília. Os candidatos precisarão fazer uma prova objetiva aplicada em todos os municípios.


O IBGE destaca que o ideal é que os recenseadores se inscrevam para trabalhar na região onde vivem, já que conhecer o território e os moradores vai facilitar a realização das entrevistas.

5 visualizações0 comentário