Golpe do TeleSUS clona WhatsApp


Um golpe que usa o contato do Ministério da Saúde, o Telesus, como isca está de volta na praça. No início da pandemia criminosos usaram o serviço oferecido pelo governo com fachada para realizar golpes pelo telefone. Com a descoberta, o golpe foi esquecido, mas agora foram registrados novos casos. O golpe funciona assim: O criminoso liga para a vítima se passando por um entrevistador do SUS, o Sistema Único de Saúde, que está realizando uma pesquisa relacionada com a Covid-19.


Ao final da suposta entrevista o criminoso pede um código para validar o contato. Este código é o pin, um número de seis dígito que permite o acesso remoto ao celular da vítima. Com o pin, o golpista consegue clonar aplicativos de mensagem e contactar parentes e amigos como se fosse a vítima.


Fique atento, o número do Telesus é o 136. Além disso, atendentes do Telesus não pedem dados pessoais, nem código de confirmação e muito menos doações. Por último, não clique em links suspeitos enviados por números sem identificação.


Fonte: BR Maia News

1 visualização0 comentário