Evento online ensina dinâmicas inovadoras para aplicação em sala de aula


Além do giz, quadro negro e das carteiras, a sala de aula também tem espaço para a inovação.” É com essa frase que o Sebrae/PR e o Conecta Apucarana convidam professores do ensino médio, técnico e superior, e coordenadores da área de educação de Apucarana e região para participarem da segunda edição do Vale do Ivaí Sprint, que começa a partir de 20 de outubro e terá quatro encontros, até 8 de novembro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo link: https://bit.ly/3mrkim7.


O coordenador do Conecta Apucarana, Tiago Ferreira Ribeiro, destaca que o evento é uma oportunidade para os docentes se atualizarem em relação a metodologias de inovação e educação empreendedora, especialmente aqueles que assumem disciplinas nessas áreas dentro das instituições de ensino públicas e privadas. “Eles vão participar de uma jornada de conhecimento, que passará por conteúdos sobre criatividade, design thinking e outros temas importantes para ajudá-los na preparação das aulas”, afirma.


Serão quatro dias de capacitações – 20 e 27 de outubro, e 3 e 8 de novembro – sempre das 16h às 18h. Os conteúdos serão ministrados pelo professor José Motta, pesquisador e mestre em Tecnologias Emergentes em Educação. Na avaliação do consultor do Sebrae/PR, Tiago Correia da Cunha, as ferramentas apresentadas durante o evento vão auxiliar os professores a trabalharem em sala de aula com o novo perfil de aluno. “Queremos que professores e estudantes estejam cada vez mais próximos das demandas que o mercado tem exigido dos novos profissionais”, aponta.


No primeiro encontro, 20 de outubro, os participantes vão conferir a palestra “Professores e coordenadores: a educação para um mundo exponencial”. A proposta é fazer uma reflexão sobre tecnologias educacionais e afins para apresentar uma nova maneira de pensar a educação para o presente e o futuro. Para o dia 27 de outubro, está programado o workshop sobre “Aprendizagem Híbrida: vamos inverter a Sala de Aula?”. Na oportunidade, será apresentada uma estratégia eficiente de aprendizagem para que os ecossistemas educacionais tirem proveito desse modelo colaborativo.


No dia 3 de novembro, será realizado o workshop “Aprendizagem entre pares”, com o objetivo de os participantes explorarem conceitos, estrutura e elementos para a execução de aulas com a metodologia de aprendizagem entre pares, estratégia desenvolvida em Harvard. No último encontro, em 8 de novembro, os professores vão participar do workshop “Pensar, unir e compartilhar”, em que será abordada uma metodologia de aprendizagem que promove o protagonismo e desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes e uma estratégia para a promoção do engajamento dos alunos, participação e colaboração em sala de aula.


Mais informações sobre o Vale do Ivaí Sprint podem ser obtidas no escritório do Sebrae/PR, em Apucarana, pelo telefone (43) 3420-7400.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias

4 visualizações0 comentário