• Redação da Rádio Nova Era

Emissão online da Carteira de Identidade



A ferramenta 2ª Via Fácil, serviço oferecido pela Polícia Civil do Paraná, evitou que centenas de pessoas saíssem de casa para se deslocar a um posto de atendimento. Desde o início da pandemia, em março de 2020, foram solicitadas 107.512 Carteiras de Identidade de forma totalmente remota.


Diariamente, mais de 400 cidadãos puderam fazer o pedido da segunda via do documento, por meio do celular ou do computador. Somente nos primeiros meses de 2021, mais de 28 mil pessoas foram beneficiadas.


O Paraná é o primeiro e por enquanto único estado a permitir solicitação online da segunda via do RG com a alteração da foto.

Das 107.512 carteiras de identidade solicitadas, 93.973 foram pedidos de reimpressão e 9.539 de atualização de foto. Evitar que as pessoas saiam de casa sem necessidade durante a pandemia é uma das orientações das autoridades de saúde para conter o avanço do novo Coronavírus.


A prestação desse serviço de maneira remota desafoga o sistema, agiliza a documentação e evita a exposição à doença. Para o diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Vinicius Michelotto, o novo sistema 2ª Via Fácil veio para ficar.


A solicitação pode ser feita pelo endereço www.policiacivil.pr.gov.br > serviços da PCPR > Carteira de Identidade > agendamento > 2ª Via Fácil.


Com informações Governo do Paraná

15 visualizações0 comentário