Eleição na Câmara


O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados e ficará no comando da Casa Legislativa pelos próximos dois anos, até 2023. Lira recebeu 302 votos, mais que o dobro do segundo colocado, Baleia Rossi (145 votos), e mais que a metade dos 503 votantes. Com isso, a disputa foi liquidada já no 1º turno.


Líder dos partidos do Centrão, que fazem parte da base do governo na Câmara, o deputado tinha o apoio do Palácio do Planalto. O resultado representa uma vitória política do presidente da República, Jair Bolsonaro, que trabalhava para ter um aliado no comando na Casa.


Além de definir as pautas de votação do plenário, o presidente da Câmara tem a prerrogativa de decidir, sozinho, se abre ou não um processo de impeachment.


Logo após ter sido eleito presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) anulou na noite desta segunda-feira (1º) a votação para os demais cargos da Mesa Diretora e determinou a realização de uma nova eleição hoje para a escolha de seus integrantes.


Aliados de Baleia consideram o ato ilegal e vão recorrer ao STF. Lira argumenta que agiu dentro das regras da Câmara, ao julgar ilegal a inscrição do PT em um dos blocos partidários após o horário limite.

5 visualizações0 comentário