Benefício do INSS será solicitado no cartório


Beneficiários do INSS poderão dar entrada em pedidos de pensão por morte e salário-maternidade, entre outros serviços, diretamente nos cartórios. O projeto-piloto começa nesta sexta-feira, dia 15, e está previsto para durar 30 dias.


Enquanto isto, o serviço continua sendo disponibilizado por meio do site do INSS e do telefone 135. A ideia é que o atendimento comece quando a pessoa for registrar o nascimento de um filho ou o óbito de um segurado.


Ao efetuar o registro, o cartório verificará o direito ao benefício diretamente nos sistemas oferecidos pelo INSS, obtendo a resposta em tempo real. O INSS afirma que a entrada dos cartório tem como objetivo dar mais rapidez às concessões de benefícios. Em nota, o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário alega que a análise de documentos é complexa e teme que mais processos acabem na justiça. Isto porque, segundo o IBDP, os profissionais de cartório não possuem o mesmo treinamento dos servidores que já analisam pedidos de aposentadoria. O fato é que, hoje, quase dois milhões de processos estão travados no INSS.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo