Apucarana vai integrar a “Rota do Queijo Paranaense”


O município de Apucarana estará representado na “Rota do Queijo Paranaense” com o empreendimento Vale do Prado, que é acompanhado periodicamente por técnicos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), produzindo queijos meia cura.


O evento de lançamento da Rota do Queijo Paranaense será no próximo dia 09 de dezembro, na sede do IDR-Paraná, em Curitiba, com a presença do Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento Norberto Anacleto Ortigara, Presidente do IDR-Paraná Natalino Avance de Souza, produtores, técnicos, prefeitos e outras lideranças da agricultura e do turismo do Estado.


No evento serão apresentados os objetivos do projeto e o mapa das “queijarias” que integram a Rota do Queijo Parananese. O ato terá ainda depoimentos de produtores e técnicos envolvidos no projeto, pronunciamento das autoridades e degustação dos queijos.


A Rota do Queijo Paranaense está sendo organizada e estruturada pelo IDR-Paraná, por meio do Programa de Turismo Rural. Na primeira etapa, a Rota contempla 33 Agroindústrias/Queijarias de diferentes regiões do Estado, regularizadas por diversos sistemas de inspeção (SIM, SIP, SIF, SUSAF, SELO ARTE).


O prefeito Junior da Femac destaca o renascimento da queijaria da família Ferraz & Prado. “É um orgulho para Apucarana, dispor de um pedacinho de Minas Gerais na região do distrito de São Pedro do Taquara, produzindo queijos de alta qualidade e com tecnologia de ponta”, enaltece o prefeito, frisando que, “a partir de agora Apucarana passa a integrar oficialmente a Rota do Queijo Paranaense”.


A superintendente de turismo de Apucarana, Andréia Rinaldi, avalia que a rota tem propostas interessantes. “Esse projeto irá oportunizar ao turista buscar informações sobre o processamento do queijo, degustar diferentes sabores e vivenciar momentos de lazer no meio rural, assim como ampliar as opções de geração de renda para o produtor rural e dar mais visibilidade à atividade queijeira”, revela Andréia Rinaldi.


O secretário de agricultura de Apucarana, Gerson Canuto, acrescenta que, nas agroindústrias cadastradas no projeto – como a Vale do Prado de Apucarana -, as pessoas irão encontrar vários tipos de queijos, como o famoso queijo meia cura, o curado, queijo frescal, meia cura, temperados, entre outros derivados do leite. “Cumprindo orientação do prefeito Junior da Femac, estamos atendendo as demandas dos produtores rurais do município em todas as regiões em várias atividades, tais como a avicultura, fruticultura, cafeicultura, gado de corte e leiteiro, e horticultura entre outros”, assinala o secretário.


De São Pedro do Taquara para o Paraná


A empresa “Queijo Vale do Prado” iniciou suas atividades em Apucarana em 2020, resgatando uma tradição familiar de 70 anos. O patriarca da família, José Ferraz do Prado, nascido em Minas Gerais, produziu seu primeiro queijo na propriedade, localizada na Estrada Fazenda Pinhal, em São Pedro do Taquara, em 1950.


Nesta região, Prado encontrou o clima e geografia ideais para obter o pasto “capim gordura”, que é o suprassumo do queijo mineiro. Construiu sua queijaria, investindo em tecnologia. Comprou um pasteurizador lento, considerado essencial para o leite.


Com a união da família, a queijaria do seu José Ferraz do Prado ganhou fama, mas a inesperada geada negra de 1975 dizimou os cafezais e também a economia local, forçando o pioneiro a modificar a produção local e passar a vender o leite diretamente a cooperativas.


Mais de 45 anos se passaram, até João Neto do Prado fazer renascer o sonho do “vô Ferraz”. Ele retomou a produção de queijo na propriedade, buscando o melhor da tradição mineira, e aprimorou o negócio investindo em tecnologia de ponta na criação do gado, na seleção do pasto com alto teor de proteína e gordura, e no manejo de primeira linha, além de uma equipe seleta na ordenha e queijaria.